A saúde mental é fundamental para a qualidade de vida ser humano e envolve diferentes aspectos: emocionais, sociais e biológicos. Quando falamos sobre a importância da alimentação e do exercício físico para a saúde, todos são unânimes quanto a importância de adotarmos estratégias de prevenção, porém, quando falamos sobre cuidados de saúde mental, ainda existem muitos estigmas, o que acaba se tornando uma barreira para o compartilhamento de experiência e de cuidados, agravando quadros de adoecimento que poderiam ter sido prevenidos.
A saúde mental interfere na capacidade de lidar com as pressões diárias, como trabalho, estudos e no relacionamentos sociais e afetivos. Desta forma, desenvolver estratégias para um equilíbrio constante da saúde mental resulta em inúmeros benefícios, como: relacionamentos mais saudáveis, maior capacidade de enfrentar desafios, melhor desempenho acadêmico e profissional, e uma maior resiliência diante das adversidades.
Com isso, o desenvolvimento de diálogos e de conscientização da saúde mental, contribuindo para a quebra de estigmas e mitos é contribuir para a criação de uma sociedade acolhedora, respeitosa e inclusiva, onde cada indivíduo tem a oportunidade de se sentir compreendido e apoiado em suas lutas emocionais.
Abaixo, segue algumas verdades e mitos comuns sobre o tema de saúde mental:
1-SAÚDE MENTAL É APENAS SINÔNIMO DE DOENÇA MENTAL
(MITO)
Estar bem mentalmente vai muito além de se ter ou não uma doença mental, e sim, um estado de bem estar emocional, aceitação e respeito aos seus limites, buscando ajuda quando necessário e qualidade de vida.
2- SAÚDE MENTAL É SE SENTIR BEM O TEMPO TODO
(MITO)
A saúde mental não se resume a estar constantemente feliz ou sem preocupações, pois sentir diferentes emoções, tanto positivas quanto negativas, são comuns e esperadas, fazendo parte da existência humana. Ter saúde mental é um desenvolvimento constante que envolve criar habilidades de enfrentamento para os diferentes desafios da vida e saber o momento de buscar apoio. Priorizar seu autocuidado é fundamental para a saúde mental.
Portanto, o ideal não é buscar sentir-se bem o tempo todo, mas sim desenvolver ferramentas e habilidades para gerenciar as emoções e os momentos difíceis, construindo um equilíbrio emocional e psicológico ao longo do tempo.
3- IMPORTANTE PARA MANTER O FOCO E A PLENITUDE
(VERDADE)
Quando estamos mentalmente saudáveis, é mais fácil conseguir manter o foco e a concentração, ampliando também a nossa capacidade de criação de estratégias para enfrentamento de problemas e desafios emocionais, o que contribui para a nossa sensação de bem estar e influencia na nossa autoestima e confiança.
4- SAÚDE MENTAL DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DA ESCOLHA INDIVIDUAL
(MITO)
Embora ter um autocuidado seja fundamental para a saúde mental, ela é influenciada por uma série de fatores, que estão além do controle direto individual, como: biológicos, sociais, crises e experiências de vida(traumas, estresse, perdas, momento do ciclo vital).
5- TRANSTORNO MENTAL É SINAL DE FRAQUEZA
(MITO)
Infelizmente, esse estigma ainda impede muitas pessoas de buscar tratamento e apoio, gerando sofrimento ainda maior. É um equívoco e pensar que transtornos mentais estão ligados à força ou fraqueza pessoal, pois eles podem afetar qualquer pessoa, independentemente de sua força interior, personalidade ou determinação. É fundamental entender que enfrentar um transtorno mental exige coragem, persistência e busca por ajuda.
6- SAÚDE MENTAL NECESSITA DE ATENÇÃO E CUIDADO CONSTANTE
(VERDADE)
A saúde mental requer atenção contínua e cuidados regulares, da mesma forma que cuidamos da nossa saúde física. Não é algo que podemos “consertar” e esquecer. É um processo contínuo de autocuidado e manutenção do bem-estar emocional.
7- O CRITÉRIO DE UMA BOA SAÚDE MENTAL VARIA DE PESSOA PARA PESSOA
(VERDADE)
O critério para um bem estar emocional é singular, ou seja, varia de indivíduo para indivíduo. Existem alguns fatores ambientais e sociais que podem facilitar ou prevenir problemas relacionados a saúde mental, mas não é definidor, pois cada um lida com as experiências de vida de uma forma única, podendo um mesmo acontecimento, gerar diferentes respostas de acordo com cada pessoa.