Trabalho com a abordagem de terapia cognitivo comportamental (TCC), que é uma abordagem estruturada, estabelecida a partir da colaboração entre terapeuta e paciente.
Venha saber um pouquinho sobre a terapia cognitivo comportamental
O que é
Definição
A terapia cognitivo comportamental tem como perspectiva o que nos afeta emocionalmente é a forma que interpretamos e lidamos com os acontecimentos.
Dessa forma, é fundamental identificar quais são os pensamentos automáticos distorcidos, emoções e comportamentos, para então proporcionar mudanças.
Uma ideia central para a TCC é a de crenças disfuncionais.
Crenças
Nosso sistema cognitivo é composto pelas crenças nucleares e crenças intermediárias.
As crenças nucleares são formadas desde a infância são o nosso nível cognitivo mais profundo, consiste em ideias globais, absolutistas e rígidas
Já as crenças intermediárias são atitudes, suposições e regras que definem a maneira como devemos agir, bem como proteger o sujeito de reações negativas ligadas a possíveis crenças centrais disfuncionais.
Na terapia, o paciente é estimulado a embarcar em uma jornada de autoconhecimento, a fim de que ele tenha entendimento e autonomia em relação às emoções que os pensamentos automáticos e crenças geram.
PENSAMENTOS
COMPORTAMENTOS
EMOÇÕES
NECESSIDADE
Dimensões chaves
Os pensamentos automáticos surgem de forma espontânea e estão presentes no cotidiano das pessoas e são precedidos ou seguidos de emoções, que interferem em nossos comportamentos.
Exploração pessoal ampliada
Compreensão emocional
Identificação de padrões
CONSTRUÇÃO
Dimensões chaves
A construção da realidade não é objetiva e sim, construída pelo indivíduo a partir de sua interação com o meio e vice e versa. A forma com que o indivíduo interage com o mundo influencia as relações que ele estabelecerá com as outras pessoas, ao mesmo tempo que estas também são influenciadas.
Comunicação efetiva
Relações saudáveis
Resolução de conflitos
RECONHECIMENTO
Dimensões chaves
Reconhecimento de que as situações e os contextos são dinâmicos, estão em constante mudança, não havendo, desta forma, realidades ou certezas absolutas. Constantemente, nos deparamos com situações, tanto externas quanto internas que não conseguimos prever ou controlar.
Empatia e compreensão
Valorização das diferenças
Aceitação e reconhecimento mútuo
TRABALHA
Como trabalha o terapeuta cognitivo comportamental
A terapia cognitivo comportamental trabalha com o paciente participando ativamente do processo, de modo que é auxiliado identificar suas percepções sobre a realidade e questionar alguns padrões que que sustentam pensamentos distorcidos, para assim, trabalhar formas alternativas e mudanças comportamentais.
Pensamentos
Evidências
Comportamentos
TRANSTORNOS
A terapia cognitivo comportamental trata diferentes transtornos, como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico, fobias e demais situações que possuem como origem comportamentos, pensamentos e emoções